Quem é o Peregrino


Definir-me como um peregrino não demandou nem tempo, nem inteligência e muito menos sola das botas.
Já nasci um. E me orgulho.
Porque?
A resposta é simples: "quanto mais você sabe, menos você carrega"! E isso não se aplica só à equipamentos, mas também à tudo o que vivemos. Se você tem conhecimento suficiente para não precisar de guia de uma determinada cidade, ou porque já esteve lá, ou porque mora nela, então é um manual a menos. 

Mas... 

O conhecimento é realmente suficiente? Nunca. Só o conhecimento, por sí só, não garante absolutamente nada, afinal, de quê adianta ler livros e mais livros, sem nunca ter saido de dentro da biblioteca para ver o que realmente há no mundo?

Então, você já deve ter entendido porque MOCHILA DE PEREGRINO. 

E o que vai na mochila de um peregrino? Conhecimento, cultura, opniões formadas e fundamentadas, bons equipamentos e fé!

Sim, fé! Afinal, se você começa uma trilha sem a certeza de que vai terminá-la, então vai gastar suas belas botas para quê, afinal?

Mas este espaço, não tem tudo. Falta sempre algo, que você vai ajudar a dizer o que é, através das indicações e sugestões.

Espero que nossas experiência e de todos os que daqui participam, sirvam de inspiração para tudo o que você gostaria de fazer, e ainda não teve coragem.

Seja bem vindo!




Luciano Lima (Perfil) – O Peregrino


Tenho como filosofia que "você não precisa apenas de equipamento, você precisa de conhecimento e engenhosidade para sobreviver na selva".
Minha prática com as técnicas mateiras começou com a vivência com índios, tropeiros e com o escotismo, à mais de 23 anos, e hoje procuro dividir a experiência à muito adquirida com aqueles que procuram um convívio simples e amigável com a natureza.
Percebendo o quão abrangente a prática das técnicas primitivas de sobrevivência podem ser, procurei adaptar minhas aulas às necessidades dos meus alunos, uma habilidade que me permitiu não apenas ensinar os alunos civis mas também militares.
Acredito que ensinar técnicas mateiras é como um estudo abrangente da natureza que transcende meras diferenças culturais e linguísticas.

Mateiro, ex-escoteiro, descendente de índios e tropeiros, de onde adquiriu grande parte do conhecimento e técnicas que utiliza hoje. 23 anos de experiência com o mato e atividades ao ar livre. Especialista em sobrevivência em selva, cerrado e mata atlântica.

- Experiência com expedições e resgate em locais de difícil acesso
-  Instrutor de sobrevivência na selva/cerrado/mata atlântica
- Instrutor de montanhismo
- Instrutor de trabalhos com cordas e nós
- Instrutor de prevenção e combate a incêndios
- Montanhista
- Instrutor em veículos 4x4
- Palestrante em empresas, associações e universidades
- Instrutor de procedimentos de emergência e socorros de urgência
- Instrutor em métodos de orientação e deslocamento (com e sem bússola e/ou GPS)
- Experiência em operações de busca e resgate em locais de difícil acesso



Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.